Acrobacia em Familia / Circo-Motricidade (Pais & Filhos)

Destinada a aprofundar o relacionamento e a partilha entre Adultos e Criancas…

A proposta possibilita os pais se relacionem com as crianças, brincando com elas, através de desafios de exercícios físicos de acrobacia, confiança com a troca de papéis passivo e activo, deixar as crianças ter de igual forma o papel activo nos encontros e deixarmo-nos maravilhar e surpreender por elas, surpreendendo-nos a nós próprios pelas emoções transmitidas.

Acompanhada de contos e música, a oficina inclui exercícios de equilíbrio, saltos e cambalhotas, através de técnicas de acrobacia em pares e equilíbrio.As atividades focam-se tanto no desenvolvimento das capacidades motoras das crianças como das suas capacidades em relacionar-se com as outras pessoas. Usando a experiência simples do movimento e da percepção do corpo e do espaço, esta oficina favorece a construção da confiança em si mesmo, nos outros e na expressão criativa.

 

A oficina  está sendo desenvolvida há 20 anos na Bélgica por Rika Taeymans do Cirkus In Beweging. É um trabalho baseado no conceito da educadora e terapeuta britânica Veronica Sherborne, que desenvolveu uma pedagogia de exploração psicomotora, dirigida a crianças com dificuldades de desenvolvimento.

Clicar para descarregar Dossier:  Acro-Familia

A Oficina de Acro-Família (Circo-Motricidade) decorre desde 2014, tendo partilhado com: intercâmbios e colaborado com o Circus Radieschen através do programa nacional de educação e formação a professores e educadores da BEGU (associação cultural de Lemwerde) e do projeto Zirkus Macht Stark (Berlin), na Alemanha; com o projeto eco-comunitário CanMasDeu e as associações de pais do movimento educação livre El Roser e Tata Inti (Catalunya), em Espanha; oficinas na Casa da Cultura em Setúbal, na Escola Primária de Luzianes e em vários festivais ecológicos e de dança tradicional tais como o Festival Andanças, TriboJam, Salva-a-Terra, e especificamente com jovens portadores de deficiência na ASCTE (Associação Sócio-Cultural Terapêutica de Évora) e no INCORP (Instituto do Conhecimento Relacional e da Psicomotricidade), em Portugal.

Bibliografia:

Veronica Sherborne :   Developmental Movement for children

Rika Taeymans : Nelsons Acrobatenboek

Van Bouchout Laura e Demeulenaere Leen : Nelsons Yogaboek

Anúncios